“Em 1867, foi construída a primeira estação ferroviária da “The São Paulo Railway”.
Esta ferrovia, que ligava o porto de Santos a Jundiaí, foi construída para escoar, principalmente, as mercadorias provenientes da economia cafeeira.
Dez anos depois, suas linhas e instalações não mais comportavam o movimento de passageiros e cargas. Em decorrência desse fato, foi desenvolvido um novo projeto para a Estação da Luz, que ocuparia uma área aproximada de 7.500 m², de autoria de engenheiros ingleses e construída em material exclusivamente importado da Inglaterra.
Depois de cinco anos de iniciadas as obras, a estação foi inaugurada, em 1901. Construída em alvenaria de tijolos combinada a estruturas metálicas, o edifício se constituía, originalmente, de duas grandes plataformas paralelas que se comunicavam através de três passadiços de ferro.
Após incêndio ocorrido em 1946, introduziu-se mais um pavimento numa das alas do edifício principal. O edifício foi restaurado e passou a abrigar, além da estação ferrovíária, o Museu da Língua Portuguesa, inaugurado em 20 de março de 2006.” Fonte: Processo de Tombamento