Guia de lojas de Arquitetura e Decoração em São Paulo

Agenda Serviços Links Úteis
Percorra os CIRCUITOS Navegue por CATEGORIAS

Monumento às Bandeiras

Informações

Praça Armando de Sales Oliveira

Ibirapuera - São Paulo/SP

“Uma das maiores esculturas do mundo e um marco da cidade, a obra é uma homenagem aos bandeirantes paulistas que desbravaram os sertões nos séculos 17 e 18, e estenderam as fronteiras brasileiras.

Composto por um grupo anônimo de trinta e sete (37) figuras, representando as várias etnias da formação do povo paulista, como índios, negros, portugueses, mamelucos e, dentre eles a própria figura do escultor ítalo-brasileiro Victor Brecheret, retratado entre os personagens da obra; 4a. figura à direita, com a seguinte inscrição no ombro: “Auto-retrato do escultor Victor Brecheret 02-10-1937”.

O monumento foi idealizado em 1920, e inaugurado mais de trinta anos depois, em 25 de janeiro de 1953, como parte das comemorações do 399º aniversário de São Paulo.”  Fonte: www.monumentos.art.br

“Com cerca de 11m de altura total por 8,40m de largura e 43,80m de profundidade, a obra está posicionada no eixo sudeste – noroeste, no sentido de entrada das bandeiras sertanistas em busca de terras no interior. Ao redor do pedestal, há várias inscrições no granito. Na face frontal do pedestal, um mapa do Brasil mostra os percursos que os bandeirantes realizaram pelo interior do país, desenhado por Affonso de E.Taunay. Na face lateral esquerda do pedestal, outra placa em granito polido traz a inscrição:

GLÓRIA AOS HERÓIS QUE TRAÇARAM
O NOSSO DESTINO NA GEOGRAFIA
DO MUNDO LIVRE,
SEM ELES O BRASIL NÃO SERIA GRANDE COMO É.
CASSIANO RICARDO

E na face lateral direita do pedestal, lê-se:

BRANDIRAM ACHAS E EMPURRARAM QUILHAS
VERGANDO A VERTICAL DE TORDESILHAS
GUILHERME DE ALMEIDA”

Fonte: www.prefeitura.sp.gov.br